Recentemente tive a honra de estar em Paris, na sede da UNESCO a representar a ADPP e Angola. As nossas Escolas de Magistério, onde orgulhosamente lecciono, foram seleccionadas como uma das 10 finalistas do Prémio UNESCO-Hamdan para o Desenvolvimento de Professores. Este prémio internacional reconhece projectos com impacto significativo aliados aos objectivos da UNESCO para uma educação de qualidade para todos, e estar entre as 102 iniciativas mundiais é uma grande conquista para Angola!
Estar em Paris no Dia Mundial do Professor deu-nos a oportunidade de mostrar ao mundo as contribuições de Angola na área da educação. Ao lado do Presidente do Conselho de Administração da UNESCO, senti-me orgulhoso em representar as Escolas de Magistério ADPP — os alunos, os graduados, os pais, os professores, o Ministério da Educação e todos os nossos parceiros. As nossas escolas não se limitam a ensinar, nós formamos futuros professores para ajudar as comunidades rurais a enfrentar desafios reais como a pobreza, a sustentabilidade e a saúde. Os nossos alunos tornam-se protagonistas do seu próprio percurso de aprendizagem, preparam-se para mudar as suas comunidades.
A UNESCO destacou a importância deste reconhecimento, afirmando: “Estes dez finalistas representam a vanguarda dos esforços mundiais para melhorar a qualidade da educação, oferecendo soluções inovadoras para os desafios enfrentados por professores e alunos. O seu compromisso em formar professores, melhorar os ambientes de aprendizagem e promover o envolvimento da comunidade continua a ter um grande impacto nas práticas de ensino e nos alunos a nível mundial.”
Conhecer os outros finalistas foi igualmente inspirador. Aprendemos sobre a abordagem da Noruega sobre uma aprendizagem activa, com métodos de colaboração e o envolvimento prático com a sustentabilidade - elementos essenciais para as nossas escolas rurais. O Bangladesh demonstrou a importância de envolver toda a comunidade na gestão escolar, algo que podemos desenvolver em Angola para reforçar a união comunitária. A China partilhou a sua abordagem sobre a liderança dos professores. Formam professores para serem mentores e modelos, aliado ao nosso objectivo que é formar professores apaixonados e focados na comunidade. Estes exemplos incentivaram-me a pensar como podemos aplicar estes métodos nas nossas Escolas de Magistério.