Herculano António, Ernestina Panda, Rildo Francisco e Ester Gonçalves venceram o maior concurso de ciência africano a nível escolar com o projecto de distribuição e produção de água e energia para as comunidades distritais.

Os quatros alunos do 10º ano do Instituto de Telecomunicações (ITEL) desenvolveram um projecto que consiste num sistema alimentado por energia solar, que depois é usado para retrair água do solo com uma broca, sendo que uma quantidade de água é reservada e a outra vai para uma máquina para produzir energia.

Com o projecto, os alunos do ITEL, pretendem tornar a distribuição e a produção de água mais acessível e mais prática para as comunidades distritais.

A STEM África é uma iniciativa de colaboração entre a Fundação ExxonMobil e a JA (Junior Achievement) África, implementado pela a ADPP Angola, com o objectivo de preparar os jovens para o futuro do trabalho à medida que aprendem a utilizar a Ciência, Tecnologia, Engenharia e a Matemática, para mitigar os problemas sociais, bem como estimular o interesse e a participação dos jovens africanos na resolução de desafios do mundo real, através da aplicação.

O concurso, abrange vários países do continente africano, com a realce para a Namíbia, Moçambique, Nigéria e África do Sul. O STEM África decorreu na cidade do Cabo, uma das maiores cidades da África do Sul, nos dias 4 e 5 de novembro de 2024. 

Skærmbillede 2024 11 06 kl. 12.49.09

TAGS: ,