A ADPP trabalha para apoiar o desenvolvimento local, onde as comunidades estão envolvidas na priorização das suas necessidades, decidam onde concentrar esforços, organizar e agir em conjunto. Projectos formados em grande parte pelos esforços ativos das comunidades podem ter um efeito duradouro na melhoria de vida das pessoas, quando cada componente funciona por si mesma, enquanto fortalece os resultados dos outros componentes.
Os projectos de desenvolvimento integrado também contribuem para o alcance das estratégias nacionais e da maioria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
As necessidades identificadas foram a melhoria ao acesso à água e a energia, o estabelecimento de sistemas para manutenção das instalações, uma rede de Agentes Comunitários treinados para informar, educar e mobilizar as famílias sobre prevenção e tratamento de doenças e a criação de Escolas de Campo para agricultores familiares para ajudar melhorar a sua produção duma maneira sustentável.
105 Agentes Comunitários de Saúde trabalharam com mais de 11.000 famílias na melhoria da saúde e o saneamento através de mensagens de prevenção de doenças, incentivo à construção de latrinas e sistemas de lavagem das mãos, campanhas de limpeza, vacinação, testagem de malária e promoção do uso de centros de saúde. 35 Escolas participaram da prevenção de doenças e manutenção dos sistemas de água. Os professores deram aulas de saúde e os alunos organizaram acções e eventos em suas comunidades. Todas as escolas tinham Grupos de Água e Saneamento. As 29 Escolas de Campo organizaram sessões de formação para os 1.225 membros para ajudar a melhorar a produção e aumentar a sustentabilidade ambiental. Foram promovidos a horticultura, adubo orgânico, controlo natural de pragas, viveiros para propagação, criação de pequenos animais e comercialização dos produtos.
O projecto alcançou um marco miliário em 2019 quando, apesar da severa seca contínua, as comunidadesalvo desfrutaram dos serviços combinados de água e energia eléctrica. Os oito sistemas copmunitários de energia solar, concluídos em 2018, provaram ser fontes de energia muito confiáveis e trouxeram mudanças na vida dos habitantes. Encontrar fontes de água igualmente confiáveis não foi sempre fácil, mas 2019 viu a conclusão desta componente com 8 poços a produzir 80.000 litros adicionais de água por dia para as comunidades próximas. Escolas, unidades sanitárias, bebedouros, áreas comuns de lavagem e chafarizes foram conectados aos sistemas.
Em 2020, as estruturas criadas foram ativadas para sensibilizar todas as famílias da área-alvo sobre o COVID-19 e ajudar as famílias a tomar medidas preventivas. Em 2021, o foco está na adaptação à vida no “novo normal” com COVID-19 e na continuação da construção de resiliência em face das mudanças climáticas.
Para complementar o desenvolvimento profissional e promover a sustentabilidade, a ADPP implementa um projecto de desenvolvimento comunitário com atividades voltadas para a segurança alimentar, nutrição, mudanças climáticas, água e saneamento e muito mais. Os Grupos de Ação Comunitária em cada aldeia trabalham para criar planos de desenvolvimento, incluindo micro-projetos a serem implementados na busca de seus objetivos. A alfabetização é oferecido em todas as comunidades, enquanto em algumas comunidades grupos de poupança foram criados. Em Malanje, grupos de jovens foram treinados e organizados para cavar tanques que foram povoados com peixes. Criação ou fortalecimento de cooperativas faz parte também.
enquanto a construção ou reabilitação de 39 pequenos sistemas de distribuição garantirão que a água chegue às comunidades. 293 mulheres e 293 homens serão capacitadas em gestão comunitária de fontes de água e sistemas de distribuição. Como parte do projeto, a CODESPA estabelece Escolas de Campo para Agricultores e promove o uso mais eficiente da água para uso agrícola e doméstico.
O projecto faz parte do programa de Fortalecimento da Resiliência e Segurança Alimentar e Nutricional (FRESAN), que também apoia famílias de pequenos agricultores vulneráveis na Huíla e no Namibe.
enquanto o papel da ADPP é garantir que as mulheres agricultoras tenham o conhecimento e o apoio para fornecer à família alimentos nutritivos e saudáveis e água potável.
A ADPP fornece educação nutricional, um pilar existente nos projetos do Clube de Agricultores e da Escola de Campo do Agricultor e para o qual foi desenvolvido um manual de nutrição em colaboração com o Ministério da Saúde. As demonstrações de culinária inspirarão as mulheres a aproveitar ao máximo os produtos disponíveis e mostrarão como preparar os ingredientes com perda mínima de nutrientes. O projeto monitorará o estado nutricional de bebês usando o sistema MUAC de medição do braço e encaminhará as mães para os centros de saúde locais quando necessário. O tratamento da água e do leite estará presente, pois ambos podem causar doenças graves se ingeridos sem tratamento. Serão plantadas 1.000 moringas e árvores frutíferas para elevar o nível de consumo de frutas entre os beneficiários e promover as propriedades da moringa, inclusive como forragem animal.
O projecto faz parte do programa de Fortalecimento da Resiliência e Segurança Alimentar e Nutricional (FRESAN), que também apoia famílias de pequenos agricultores vulneráveis na Huíla e no Namibe.
O projecto Comunidades em Ação para a Paz e Inclusão...
O projecto Comunidades em Ação para a Paz e Inclusão (CAPI) da USAID tem como objectivo melhorar...