Levando experiência, informação e conhecimento sobre as medidas de prevenção e combate da malária por meio dos Projectos de Controlo Comunitário da Malária, financiado pela ExxomMobil.
Projectados para atender professores e alunos do ensino primário, os Projectos de Controlo Comunitário da malária, desempenham um papel importante, sobretudo, como veículo promotor de mudança de comportamento por meio da transmissão de conhecimentos aos professores e posteriormente aos alunos.
O Professor Domingos Luís colocado na escola primaria nº116, no município do Soyo ao apresentar o resumo das suas actividades relactivamente a luta contra a malária confirmou o alcance dos objectivos do projecto ao afirmar “…Actualmente, vemos nossos alunos a dedicarem-se mas nas aulas, principalmente as que têm como tema, a malária, como erradica-lo, o que devemos fazer para combater e como prevenir...” O Projectos de Controlo Comunitário de combate a malária trabalha com os professores primários para que no final de cada aula, os alunos partilhem com o seu agregado familiar os conteúdos leccionados. Este é um de muitos exemplos partilhado pelos professores das escolas primárias selecionadas pelo projecto.
Actualmente estabelecidas em 4 províncias, Uige, Zaire, Malanje e Cuanza Norte, o Projecto de Controlo Comunitário da malária, tem como abordagens a difusão de mensagens chave de saúde, através da distribuição de panfletos, palestras, exibição de peças teatrais, entre outros instrumentos utilizados pelos agentes comunitário de saúde no processo de mobilização e capacitação da comunidade, para fornecer às comunidades informações, competências e confiança para ganhar o controlo sobre as decisões relacionadas com combate a malária. Outro testemunho vem da direcção geral do Hospital municipal do Cacuso província de Malenje.
“…Tenho de agradecer ao Projecto TCE de tudo quanto tem feito principalmente pela mobilização aos utentes a aderência as consultas, porque no passado recebíamos os doentes já em casos terminais, hoje existe grande mudança de comportamento aos nossos utentes, com maior relevância na prevenção da Malaria, como se prevenir e o uso correto do mosquiteiros. Aos doentes com VIH/TB aqueles que têm abandonado o tratamento, todas estas graças ao esforço do Projecto pelo seu acompanhamento ao tratamento…” Cecília Mateus Domingos Sebastião Diretora geral do Hospital Municipal da saúde de Cacuso.
Enquanto continuamos a nos precaver da COVID-19, a ADPP Angola através dos projectos de Controlo Comunitário continuam reafirmar o seu compromisso de dar seu contributo, individual e colectivo, no combate a malária, para longo prazo contribuir para eliminação da malaria uma das principais causas de morte em Angola.