As taxas de educação de adultos em Angola estão abaixas da média global e as mulheres continuam a ficar para trás. A ADPP trabalha muito, especialmente nas áreas rurais, para corrigir a situação e capacitar milhares de pessoas com habilidades que abram oportunidades e escolhas na vida.
A comemoração do Dia Internacional da Alfabetização de 2021 é mais significativo após 18 meses de interrupções causadas pela pandemia da Covid-19. Por esse motivo, a UNESCO escolheu “Alfabetização para uma recuperação centrada no ser humano: estreitando a exclusão digital” como o lema deste ano. A abordagem da ADPP é muito centrada no ser humano.
Em Malanje, os projectos da ADPP Malanje juntou-se ao Direcção Provincial da Educação num evento que incluiu o Administrador Municipal de Malanje, Diretor de Agricultura de Malanje, Diretor de Educação Local, Chefe do Departamento da Educação, autoridades tradicionais e religiosas e representantes do IPA, FAS e ADRA. Alfabetizandos da ADPP que concluíram com exito os Módulos 1, 2 ou 3 receberam seus diplomas e um diploma especial de mérito foi concedido à ADPP. Na Quibala, Província de Cuanza Sul e nos Gambos, Província de Huíla, o Dia Internacional da Alfabetização foi escolhido como o momento apropriado para o lançamento do “Projecto de Apoio a Mulher Agricultora Rural em Angola” que vai beneficiar milhares de mulheres agricultoras e inclui um componente de alfabetização. No Cuanza Norte, o dia foi celebrado à sombra de um dos jangos comunitários construídos no âmbito do projeto AFAP / ADPP.
Naturalmente, as Escolas de Magistério – ADPP e as Escolas Polivalentes e Profissionais – ADPP em todo o país também comemoraram o Dia Internacional da Alfabetização.