Os Agricultores mostram uma grande alegria os seus rostos 900x600O Dia Mundial da Alimentação, que ocorre em 16 de outubro de 2020, marca o 75º aniversário da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Sob o lema “Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos” actividades em todo o mundo promoverão a conscientização sobre a fome e a importância de uma alimentação saudável.

Mas o aumento da produção de alimentos não é um objetivo em si, porque o mundo já produz alimentos suficientes para alimentar todos. Ainda assim, milhões morrem de fome ou estão desnutridos. O desperdício de alimentos aumenta. O meio ambiente está degradado. Os recursos naturais estão esgotados. Mudanças climáticas acontecem.

A ADPP Angola contribui para a luta diária para melhorar a segurança alimentar de forma sustentável, para melhorar a nutrição e para aumentar a resiliência face as mudanças climáticas. Os Clubes de Agricultores e as Escolas de Campo capacitam os agricultores familiares a aumentar a produção por meio da agricultura de conservação. A introdução da horticultura e a diversificação da colheita melhora a nutrição, enquanto o aumento geral da produção resulta em alimentos saudáveis e económicos disponíveis localmente para a comunidade em geral.

Em conexão com o Dia Mundial da Alimentação de 2020, a FAO pede medidas extraordinárias por um período extraordinário, pois a pandemia de Covid-19 interrompe a produção de alimentos e a cadeia alimentar. No entanto, para que as medidas sejam sustentáveis devem corresponder às situações. Dada a facilidade com que um vírus médico pode paralisar o mundo e como a tecnologia digital na Angola rural ainda não é viável, a ADPP Angola concentra-se em meios simples para ajudar a construir resiliência entre os agricultores familiares. Na Bacia do Cuvelai, por exemplo, extensionistas e Grupos de Ação Comunitária receberam apoio na adaptação às mudanças climáticas, enquanto programas de rádio em línguas locais alcançam populações dispersas com mensagens-chave. Ouça alguns dos programas desenvolvidos para o Radio Cuvelai aqui:
Continuamos a trabalhar com o governo, FAO e comunidades para crescer, alimentar e sustentar junto.

 

TAGS: