header education

 AGRICULTURA e AMBIENTE são fundamentais para o futuro de Angola e a ADPP trabalha com mitigação, adaptação e construção de resiliência a nível da comunidade.

Agricultores

Províncias

Pessoas alcançadas com actividades de conscientização ambiental

A ADPP trabalha com AGRICULTURA sustentável para garantir que os agricultores familiares sejam organizados, capacitados, alcancem a segurança alimentar e possam realizar o seu potencial.

AGRICULTURA

header education

 CLUBES DE AGRICULTORES são uma forma de organizar e treinar agricultores familiares, principalmente mulheres, para melhorar a segurança alimentar das suas famílias, mitigar a pobreza e promover o desenvolvimento rural.

Eles diversificam a sua produção, cultivam safras mais productivas e resistentes, e adotam a horticultura. O objectivo é alcançar a segurança alimentar e produzir excedentes para comercialização. O sistema do Clubes de Agricultores também inclui informações sobre saúde, bem como aula de alfabetização e emprendedorismo.

Children in a classroom with teacher

 CLUBES DE MULHERES AGRICULTORAS

Desde 2012, os Clubes de Mulheres Agricultoras, primeiro no Cuanza Sul e depois também no Cuanza Norte e Malanje, visam promover o empoderamento econômico de 4.500 mulheres por meio da agricultura sustentável, alfabetização, empreendedorismo e habilidades para a vida.

 

 

  

Os Clubes de Agricultores têm 4.250 agricultores, sendo três quartos mulheres, organizadas em 85 clubes. Além do uso de ténicas de conservação agrícola, os clubes de todas as províncias continuam a desenvolver o sistema de crédito rotativo de animais, duplicando o número da criação de animais. A estação produtiva alargou-se através da combinação de plantação de culturas da estação seca e da estação das chuvas e as habilidades de literacia, adquiridas em anos anteriores, preparam o caminho para a melhoria da manutenção de registos e da gestão de pequenos negócios.

header education

 CLUBES DE AGRICULTORES LUANDA

1500 agricultores nos municípios de Icolo e Bengo e Belas estão a aumentar a produção com variedades de sementes melhoradas, diversidade de culturas, irrigação, promoção da horticultura e uso de métodos de conservação.

Dois terços dos membros agregaram valor à produção por meio do processamento e um número semelhante de membros elaboraram planos semanais, mensais e trimestrais. As demonstrações de culinária ajudaram os agricultores a obter o máximo benefício das hortaliças que cultivaram. Os clubes pagaram pelo sabonete, remédios, sementes, combustível, mão-de-obra, taxas de registro e custos de manutenção da bomba por meio da venda de produtos dos campos modelo.

header education

 DIREITOS À TERRA

A ADPP colaborou com a ONG espanhola CODESPA na implementação de um projecto de Direitos à Terra para melhorar o conhecimento e a aplicação da lei de terras, apoiar as comunidades rurais no processo de aquisição de títulos de terras comunitárias, introduzir métodos participativos para resolver conflictos 

 

 

 

sobre a terra e promover a igualdade do gênero no que diz respeito ao direito à terra em 30 comunidades nos municípios de Ombadja e Cuanhama, Cunene. Com base na metodologia da FAO para a Demarcação Participativa de Terra, o projeto piloto será replicado em outros projetos.

Promover o amor pelo AMBIENTE natural e capacitar as pessoas para protegerem os recursos naturais, ajuda a garantir que Angola esteja preparada para se adaptar às mudanças climáticas e atenuar os seus efeitos.

AMBIENTE

header educationGESTÃO SUSTENTÁVEL DE CARVÃO VEGETAL E DAS FLORESTAS 

A ADPP faz parte do projecto piloto para promover a produção sustentável do carvão vegetal, com foco na produção eficiente de carvão vegetal e fogões a carvão eficientes, que visam mitigar o impacto enquanto apoiam a diversificação dos meios de subsistência.  

No Huambo e Cuanza Sul, 18 comunidades produtoras de carvão criaram planos de gestão florestal, atingiram a meta de 75.000 árvores plantadas e estão a usar fornos a carvão mais eficientes. Suas experiências beneficiaram mais 40 comunidades associadas.

Children in a classroom with teacher

 ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: RÁDIO CUVELAI

Mais conhecimento e aconselhamento sobre acções simples que qualquer família pode fazer contribuem para a resiliência. A ADPP produziu e transmitiu uma série de programas curtos de rádio comunitária na Rádio Cuvelai e na Rádio Cunene para alcançar comunidades remotas com informações importantes sobre o reforço da resiliência e rapidamente adaptada para incluir mensagens importantes sobre a Covid-19. 

CRONOGRAMA

2024
Apoio a Mulher Agricultora (USAID)

  Através de uma parceria público-privada, a USAID está a...

  Através de uma parceria público-privada, a USAID está a trabalhar com a ExxonMobil, Azule Energy e o...

Read More ...

Read More ...

2023
Comunidades para a Adaptação Climática (Adaptation Fund)

O projeto ADSWAC visa aumentar a resiliência e a...

O projeto ADSWAC visa aumentar a resiliência e a capacidade de adaptação das comunidades na região...

Read More ...

Read More ...

2022
Viana Verde (UE)

Os espaços verdes nas cidades são altamente benéficos para a...

Os espaços verdes nas cidades são altamente benéficos para a nossa saúde física e mental. As...

Read More ...

Read More ...

Energia Solar Luanda (2022 - 2023)

2021
Fogareiros a Carvão Melhorados, Cuanza Sul, Cuanza Norte e Malanje (2021-

2020
Adaptação dos Sistemas Agrários para Melhorar a Segurança Alimentar e Nutricional

2019
Fogões Melhorados

Clube de Jovens Agricultores

Rádio Cuvelai

2018
Educação de Adultos nas Escolas de Campo

2017
Projecto de Desenvolvimento Social Integrado

Carvão Sustentável & Gestão Florestal

Clube de Agricultores Luanda

2016
Centro de Formação Agrícola e Clube de Mulheres Agricultoras

2015
Clube de Mulheres Agricultoras Cuanza Norte

2012
Clube de Mulheres Agricultoras Cuanza Sul

AS METAS GLOBAIS

Os projectos da ADPP contribuem para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Erradicar a pobreza extrema

Aumentar a eficiência do uso da água e garantir o fornecimento de água limpa

Direitos iguais de propriedade, serviços básicos, tecnologia e recursos económicos

Apoiar o envolvimento local na gestão de água e saneamento

Criar resiliência para enfrentar desastres ambientais, económicos e sociais

Aumentar a percentagem global de energia renovável

Duplicar a produtividade agrícola e os rendimentos dos pequenos produtores de alimentos

Melhorar a eficiência de recursos no consumo e na produção

Sistemas sustentáveis de produção de alimentos e práticas resilientes de agricultura

Reduzir os efeitos negativos de desastres naturais